“Às vezes a melhor resposta para a sua pergunta não está disponível publicamente na web.” Aí entra a pesquisa integrada com o Gmail. De acordo com o Google, um buscador deve apresentar resultados universais que respondam a questões levantadas pelo internauta. Por isso que mensagens do Gmail apareceram na barra lateral à direita, na primeira página de pesquisa do buscador. O usuário tem que estar logado com a conta Google.

A companhia dá como exemplo o planejamento de uma viagem de bicicleta até Tahoe. Na pesquisa, apareceriam mensagens de amigos que recomendam as melhores rotas para chegar a esse destino. O buscador também apresentaria bons lugares para comer na barra à direta – o Google não deixa claro se o recurso utiliza informações do Gmail ou de outros produtos da empresa, como o diretório de lugares do Google+.
Além disso, o algoritmo lê as mensagens do usuário e sabe quando ele recebeu um e-mail de companhia aérea confirmando um voo. Portanto, a pesquisa por “my flights” apresentará os últimos voos que apareceram no e-mail da pessoa. Isso pode desagradar os defensores da privacidade, que vão reclamar de mais uma integração que depende de informações do usuáriopresentes em outros serviços do Google.
Outra implementação diz respeito à pesquisa com uma palavra-chave “Gmail”. O Google diz que o usuário coloca “Gmail” combinado com outras palavras porque quer saber de informações vindas do serviço de e-mail. Resolveram adicionar ao algoritmo o comportamento de mostrar as mensagens na coluna maior da pesquisa quando o nome do Gmail aparecer na caixa de pesquisa, em vez de dedicar uma caixa menor na barra à direita.
O Google afirma que quer colocar a pesquisa integrada ao Gmail também noscelulares, mas o recurso fica complicado de implementar porque depende de criptografia por SSL. Por enquanto, ele marca presença somente nos computadores convencionais para quem tem Gmail em inglês e concorda em participar do programa de testes. Não funciona com endereços gerados pelo Google Apps, espécie de Gmail para empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário