Paginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O QUE SÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO? PRECISO APRENDER PARA PROGRAMAR? SÃO DIFÍCEIS?


O QUE SÃO LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO? PRECISO APRENDER PARA PROGRAMAR? SÃO DIFÍCEIS?

Por hora, esqueça a 'Programação', pense somente na 'Linguagem' que você conhece.

O que é a língua Portuguesa para você?
Se lembrar bem, são uma série de letras e regras gramaticais, que formam palavras, frases, textos etc.
A partir disso, será possível ler e se comunicar com qualquer pessoa que fale a língua portuguesa (com exceção de aLgUnZ AdOlEXenTiS KihhH FaLLaauN AxIm).

Porém, o fato de você ser bom em gramática não quer dizer que você será capaz de criar uma obra literária, como Machado de Assis fez.
Na verdade, nem vai garantir que você consiga entender a leitura do nosso mestre do realismo.

Agora voltemos para a programação.
É a mesma coisa. Pronto. Duvida?

Na programação, você vai aprender uma sintaxe básica, como os tipos, funções, laços, condicionais, operadores, rotinas, classes, estruturas, bibliotecas, módulos etc etc, e algumas regras (regras são regras).
Sabendo isso, não significa que você fará uma nova versão do Linux, ou outro sistema operacional super funcional, rápido e seguro, ou de um jogo, como o World of Warcraft ou Age of Empires.

Na verdade, só saber as regras e sintaxes de uma linguagem de programação não significa que você vá entender o código fonte de qualquer programa que você encontrar pela frente.

Então, meus caros, leitores, eu vos pergunto: o que diferencia um mero escritor de Machado de Assis? o que diferencia um adolescente comum que gosta de programar de Dennis Ritchie, criador da linguagem C?

Eu, particularmente, não acredito em dom. Eu acredito em dedicação, em sentar a bunda na cadeira e estudar;
A explicação é essa.

O que vai te diferenciar de um leitor de um mestre da literatura é o tanto que você leu, o tanto que você praticou, o tanto que você discutiu com outros profissionais. Você vai ser melhor programador quanto mais você tentar programar.

O que vai te fazer um bom programador é o tanto de livros que você estudou, o tanto de tutoriais que você achou a partir do google e estudou, o tanto de dúvidas que você postou e ajudou a resolver em fóruns, as madrugadas e horas seguidas que você passou tentando criar um código, o tanto que você conversa com outros programadores (sobre programação), o tanto de código dos outros que você lê e aprende. Enfim, é simplesmente o tanto que você estuda.

Se estiver achando que lendo este site/artigo/tutorial/resumo/apostila ou um livro será o suficiente para entrar na profissão...até pode ser, mas será só mais um programador qualquer.
Um programador com um mínimo de competência é aquele que ainda estuda, mesmo depois de anos na área, sempre que pode.
É aquele que trabalha com isso, e nos fins de semana corre pra trabalhar no seu projeto, mesmo tendo namorada, esposa, filhos, um cachorro aleijado etc.

Tem que gostar. Pra aprender alguma linguagem bem, tem que gostar. Se estiver pensando em fazer um curso, arrumar um emprego e nunca mais estudar...mude de área.

Se ainda estiver animado em aprender, parabéns. São poucos que querem e seguem adiante.
Vai doer, vai demorar, é sacrificante, mas vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário