Dicas Para Windows, Dicas uteis e outras nem tanto. Clique em Leia mais.
Mude o nome do Botão Iniciar Você pode mudar o nome que aparece no menu "Iniciar", siga os passos:
1) Baixe aqui um editor hexadecimal.
2) Copie do diretório %windir% o arquivo explorer.exe para uma outra pasta. Renomeie o arquivo (este heditor hexadecimal não permite alterar qualquer arquivo com nome de explorer.exe), por exemplo: explore.exe.
3) Abra o programa e abra o arquivo renomeado.
4) No menu Search, clique em Find. Na caixa Hex: digite: "49006E00690063006900610072" (igual está aqui, sem os espaços e sem as aspas). Marque a opção Match Case, clique em OK.
5) Pressione F3 até o programa não achar mais reincidências.
6) Quando chegar no último "Iniciar" encontrado basta posicionar o cursor em cima dos caracteres "I n i c i a r" e alterá-los, respeitando os pontos entre eles, e o tamanho do mesmo (“I n i c i a r").
7) Renomeie o arquivo para explorer.exe e copie-o para o diretório do windows.(Pelo DOS)
8) Reinicie o windows.
Retire a seta de atalho dos ícones
Quando você cria um atalho ou um arquivo PIF, o ícone que é gerado tem uma seta no canto inferior esquerdo. O Windows tem uma entrada no registro chamada IsShortcut que determina a aparência dessa seta. Caso você não deseje que essa seta seja exibida remova a entrada IsShortcut das seguintes chaves no registro:
HKEY_CLASSES_ROOT\lnkfile
HKEY_CLASSES_ROOT\piffile
A Microsoft tem um utilitário chamado PowerToys que permite a alteração dos ícones dos atalhos.
Limpando os arquivos temporários
Os arquivos temporários são normalmente armazenados no diretório: \WINDOWS\TEMP. São arquivos abertos por diversos programas, para serem usados como "rascunho". Normalmente esses arquivos são apagados ao final do processamento, mas alguns programas realmente esquecem de
fazê-lo. Em certos casos, podemos ter megabytes ocupados com arquivos temporários. Uma boa coisa a fazer é apagá-los durante o processamento do arquivo AUTOEXEC.BAT. Acrescente então, a seguinte linha no seu
AUTOEXEC.BAT: DEL C:\WINDOWS\TEMP\*.TMP
Mude o ícone do botão iniciar
Copie com outro nome o arquivo USER.EXE que se encontra no diretório "C:\Windows\System" e
abra o mesmo num editor de Ícones qualquer, e mude os ícones (de todos os tamanhos), depois copie o arquivo modificado para o mesmo diretório. OBS: Faça backup do arquivo entes de apaga-lo. Importante: Mexer no Registro do Windows 95 é uma tarefa perigosa em que qualquer passo em falso pode fazer com que você tenha que reinstalar todo o Windows 95 novamente. Faça sempre backup dos arquivos a serem modificados para caso ocorra algum problema, você tenha os arquivos originais.
Melhore a desfragmentação
De vez em quando é aconselhável desfragmentar o disco rígido. Essa tarefa melhora a performance do micro, porque elimina os espaços vazios deixados quando apagamos arquivos (para desfragmentar, clique no botão Iniciar, leve o mouse até Programas, Acessórios e Ferramentas de Sistema, e clique em Desfragmentador de Disco. Escolha a unidade e clique no botão OK).
Há uma área, no entanto, que não é desfragmentada. É a ocupada pelo chamado arquivo de troca, utilizado pelo Windows como memória virtual. Você pode ter ganhos se desabilitar esse arquivo de troca, desfragmentar o disco e, depois, reabilitar o arquivo. Para isso:
1.Com o botão direito do mouse, clique no ícone Meu Computador, na área de trabalho
2.No menu que aparece, e agora com o botão esquerdo, clique em Propriedades
3.Na janela seguinte, clique sobre a guia Desempenho, para que passe à frente das outras, e clique no botão Memória Virtual
4.Selecione a opção Especificar minhas próprias configurações de memória virtual
5.Selecione, em seguida, a opção Desativar a memória virtual e clique no botão OK
6.Depois de desfragmentar o disco, repita os passos 1 a 3
Selecione a opção Permitir ao Windows gerenciar as configurações de memória virtual e clique em OK
Quebre senha da CMOS/SEUTP
Se ao realizar uma manutenção, você verificar que existe senha no CMOS/SETUP tente quebrá-la com uma das seguintes senhas universais. Digite exatamente da forma como está escrito (maiúscula/minúscula):
BIOS AWARD
AWARD_SW
AWARD?SW
LKWPETER
BIOSTAR
j262
j256
Syxz
Wodj
BIOS AMI (American Megatrends Inc)
AMI
oder
A.M.I.
AMI_SW
AMI?SW
Liberando mais Memória
Quando se tem Windows 95 ou Windows 98, os arquivos autoexec.bat e config.sys,
principalmente para aqueles que praticamente nunca recorrem ao DOS, têm função ínfima, para não dizer nula. Ao ser iniciado o computador, tais arquivos carregam dezenas de drivers inúteis. Uma boa maneira de resolver este problema é renomear o arquivo autoexec.bat para autoexec.bbb e fazer o mesmo com o config.sys, renomeando-o para config.bbb( Ou "ccc", "ddd",etc. O critério fica à sua escolha, mas dê preferência a modificar a extensão dos dois com a mesma terminação.).
Resultado: seu computador tornará disponível mais memória ram. Verifique, antes de fazer a alteração,
e, logo que iniciar seu computador, qual é o "desempenho", clicando com o botão direito em "meu
computador"e selecionando a opção "propriedades". Faça o mesmo após a alteração, notando a
diferença. Havendo algum problema, basta renomeá-los de volta.
Aumente a velocidade de impressão
O Windows assume como padrão fazer o spooling de trabalhos de impressão. Esse recurso é uma rotina em segundo plano que grava os dados em arquivos temporários de seu diretório C:\Windows\Temp. Embora isto lhe permita realizar outras tarefas durante a impressão, o desempenho é menor.
1. Na maioria das impressoras, você pode desligar o spooler indo em Iniciar | Configurações | Impressoras. Clique com o botão direito no ícone da impressora que está utilizando.
2. Clique em Propriedades e selecione a guia Detalhes. Clique no botão Configuração do spool na parte inferior da caixa de diálogo.
3. Selecione a opção Imprimir diretamente para a impressora. Isto amarrará seu aplicativo até que a impressora tenha todos os dados, mas seu trabalho de impressão deve terminar mais rapidamente.
A impressão direta para a impressora também será útil se seu spooler de impressão entrar em pane e você precisar imprimir antes de reinicializar o PC.
Inicialize o sistema rapidamente
Durante a inicialização do sistema, o Windows paralisa a tela durante aproximadamente 2
segundos, de modo a permitir que o usuário acione a tecla "F8" e chame o menu inicial do Windows. Para remover esta pausa e tornar a carga do sistema mais rápida, edite o arquivo MSDOS.SYS (com o editor de texto Bloco de Notas, por exemplo) e adicione a linha BootDelay=0 na área [Options].
Limpe a lista do Menu Executar
Ao clicar a seta para baixo da caixa de diálogo Executar, aparece o histórico de todos os aplicativos, arquivos e pastas que foram abertas através deste recurso. Uma simples alteração no Registro permite limpar esta lista (ela não eliminará as próximas entradas). Primeiro, faça uma cópia de segurança do Registro . Execute o Editor de Registro e escolha Editar | Localizar. Procure apenas em Chaves por RunMRU (MRU, ou most recently used, significa usado mais recentemente). Você vai encontrá-la na pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer. Depois, no painel do lado direito, apague todos os valores exceto o "(Padrão)", que está no topo da lista. Feche o Editor de Registro e reinicie o Windows para que as alterações façam efeito.
Backup de Registro
Se seu arquivo de Registro for corrompido, você pode não inicializar o Windows 95, mesmo em Modo de Segurança. Se você já enfrentou este tipo de problema e não fez backup do Registro, pode-se recuperar o Registro original e evitar ter uma reinstalação do sistema operacional. Para fazer isto, ligue o computador e pressione F8. Em seguida selecione a opção de menu "Somente Prompt". Agora entre no diretório "Windows" e remova os atributos de arquivo do SYSTEM.DAT com seguinte comando:
ATTRIB -H -S -R SYSTEM.DAT
Copie a porção original do Registro para a pasta Windows:
COPY /Y C:\SYSTEM.1ST C:\WINDOWS/SYSTEM.DAT
E use este comando para restaurar os atributos do arquivo:
ATTRIB +H +S +R SYSTEM.DAT
O último passo e reiniciar o sistema.
Personalize o Menu Enviar Para
No Windows Explorer, se você clicar com o botão direito sobre um ícone, haverá uma opção Enviar para, a partir do qual é exibida, em cascata, uma lista dos links a certos programas e locais. Por padrão, existem conexões para sua unidade de disco flexível, para o correio do Windows e, possivelmente, para seu Porta-arquivos. Você pode adicionar novos programas a esta lista e, fazendo isto, pode ser bastante útil para o gerenciamento de arquivos e pastas. Veja como: Abra o Explorer em C:\Windows\SendTo. Você verá os links que aparecem no menu Enviar para. Apague os que não necessita e adicione os que você achar necessário.
Pastas do Sistema no Menu Iniciar
Incrições.{F5175861-2688-11D0-9C5E-00AA00A45957}
Histórico.{FF393560-C2A7-11CF-BFF4-444553540000}
Cache da Internet.{7BD29E00-76C1-11CF-9DD0-00A0C9034933}
Painel de Controle.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}
Impressoras.{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}
lixeira.{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}
Alterar o título do Internet Explorer
Clique em EXECUTAR e digite REGEDIT, aperte enter.
Faça um backup do registro em: REGISTRO/EXPORTAR ARQUIVO, salve com um nome
qualquer em um diretório temporário.
Selecione a pasta: HKEY_LOCAL_MACHINE\software\microsoft\internet explorer\main
No menu clique em EDITAR/NOVO/VALOR DA SEQUÊNCIA. Digite WINDOW TITLE no lugar correspondente ao nome do novo item.
Dê um duplo clique nesse item e digite o titulo desejado no campo DADOS DO VALOR. Feche o editor de registro e reinicie o internet explorer.
Ajuste o Cache
Clique me iniciar/executar e digite SYSEDIT, tecle enter. Clique na janela correspondente ao arquivo SYSTEM.INI. Procure pela seção [VCACHE], caso não exista, acrescente-a. Adicione estas linhas:
MinFileCache=1024
MaxFileCache=8192
Feche o arquivo e clique me OK para salva-lo.
Checkup de Arquivos de Sistema
Clique em iniciar\executar, digite SFC e clique em OK. Este utilitário também permite substituir os arquivos defeituosos por outros extraídos do CD-ROM do Windows 98.
Conflitos de Versão
Entre os novos utilitários incluídos no windows 98 está o gerenciador de Conflitos de Versão (VCMUI.EXE). Destinado a usuários avançados, esse programa fica escondido na pasta c:\windows. O que ele faz afinal? Exibe uma lista dos últimos arquivos de sistema (DLLs, OCX, SYS, etc..) substituídos pela instalação do windows 98. Eles são substituídos mais são guardados num diretório especial: c:\windows\vcm. Ali estão os arquivos com versões mais antigas ou em língua diferente. Se o novo componente não funcionar adequadamente , você pode recuperar a versão anterior com a ajuda do Gerenciador de Conflitos.
Explorer Personalizado
Utilize o comando:
C:\windows\explorer.exe /e,d:\
Os outros drivers também ficam disponíveis.
Nome do Usuário
É possível alterar o nome de usuário que já está cadastrado na instalação do windows, é necessário fazer uma alteração no registro do windows. Abra o editor de registro e localize a chave HKEY_CURRENT_USER \SOFTWARE \MICROSOFT \MS SETUP (AC ME) \USER INFO. Na porção direita da tela, dê um duplo clique em DefName e, na janela que se abre, digite seu nome. Na mesma tela, você pode substituir o nome da empresa editando o item DefCompany.
Sem o Menu Documentos
Abra o regedit e navegue até a chave: HKEY_CURRENT_USER \SOFTWARE \MICROSOFT \WINDOWS \CURRENT VERSION \POLICIES \EXPLORER. Na janela direita do editor, clique com o botão direito num ponto em branco, escolha NOVO \Valor Binário. Cria-se uma nova entrada. Substitua o texto selecionado por NoRecentDocsHistory. Pressione enter. Agora dê um duplo clique na entrada recém-criada e, na tela que se abre, digite: 01 00 00 00. Cliqueno botão OK. Agora, repita os passos acima e adicione outra entrada: NoRecentDocsMenu. Como valor, digite a mesma sequência numérica: 01 00 00 00. Feche o editor de registro e reinicie o windows.
Sem o Menu Favoritos do Menu Iniciar
O Windows 98, traz um novo item no Menu Iniciar, a pasta Favoritos. É possível excluir esse item através de uma alteração no registro do Windows 98:
Localize a chave NoFavoritesMenu, que está na entrada:
[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\
Windows\CurrentVersion
\Policies\Explorer]
E faça a seguinte alteração: NoFavoritesMenu = 01 00 00
Recuperação do REGISTRO
Pressione a tecla CTRL durante a inicialização do sistema. No menu que surge, escolha: Somente linha de comando. No prompt digite Scanreg /fix, para corrigir o registro. Ou então, Scanreg /restore, para restaurar uma cópia desse bando de dados.
Bloqueio do Painel de Controle
Para aqueles usuários que gostam de personalizar o PC e manter a sua configuração mesmo que a máquina seja utilizada por mais de um usuário. Há duas maneiras de impedir o acesso ao Painel de Controle do Windows.
Os arquivos do painel de controle estão guardados na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM, sempre com a extensão .CPL (Control Panel Library), por exemplo desktop.cpl é a biblioteca da propriedades de vídeo.
Se você mover ou alterar o nome de qualquer um desses arquivos, eles automáticamente não irão aparecer mais no Painel de Controle.
Uma outra maneira, é através do Editor de Registros do Windows. Uma vez alterada esta configuração o acesso ao Painel de Controle ficará totalmente bloqueada, ao contrário da dica anterior que bloqueia item por item.
Execute o Editor de Registros e localize a chave HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/
Windows/CurrentVersion/Polices/Explorer, e digite no valor NoSetFolders (se não existir crie um Novo Valor da Seqüência), dê um clique duplo e altere o valor de 0 para 1. Não esqueça de reiniciar a máquina.
Alterando o nome do usuario
Você comprou um micro de outra pessoa e o Windows continua a exibir o nome dela, e não o seu. É possível mudar isso com uma pequena incursão no Registro. Abra o Editor do Registro e localize a chave HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\MS Setup (AC ME)\User Info. Na porção direita da tela, dê um duplo clique em DefName e, na janela que se abre, digite seu nome. Na mesma tela, você pode substituir o nome da empresa, editando o item DefCompany.
Retire o item: Logoff de usuario do menu iniciar
Em muitas instalações, o Windows 98 adiciona ao menu Iniciar a opção "Efetuar Logoff de ". Ela é útil para ambientes de rede ou máquinas individuais usadas por mais de uma pessoa. Se você quer eliminá-la, abra o Editor do Registro e encontre a chave HKEY_CURRENT_ USER\Software\Microsoft\Win dows\CurrentVersion\Policies\Explo rer. Comande: Editar/Novo/Valor Binário. Uma nova entrada é criada. Renomeie-a para NoLogOff. Clique fora da área de edição. Dê um duplo clique na nova entrada e, na nova janela aberta, digite: 01 00 00 00. Clique OK. A mudança só fará efeito depois que você reiniciar o Windows
Mude a cara do Disco Rígido
Você acha que o velho ícone de disco rígido precisa de uma nova cara? Então mude-o para algo mais divertido. Primeiro, escolha o ícone que deseja utilizar. (Os ícones estão em arquivos .DLL, como o SHELL32.DLL ou o PIFMGR.DLL.)
Para ver os ícones que você pode escolher, clique o botão direito do mouse em qualquer atalho na área de trabalho e selecione Propriedades. Na guia Atalho, clique o botão Alterar Ícone. Isto abre a caixa de diálogo Alterar Ícone, que exibe todos os ícones contidos no arquivo SHELL32.DLL (no Windows 95, este arquivo está na pasta C:/Windows/System, no NT, está em C:/WinNT/System32). Para ver os ícones do arquivo PIFMGR.DLL, altere a parte SHELL32.DLL para PIFMGR.DLL no campo Nome de Arquivo e pressione Enter. Usemos o sexto ícone que é o quinto do PIFMGR.DLL. Nota: Os ícones são numerados a partir do zero.
Agora, crie um arquivo no Bloco de Notas com o seguinte texto:
[AUTORUN] ICON=C:/WINNT/SYSTEM32/ PIFMGR.DLL,5
Finalmente, grave o arquivo como AUTORUN.INF no diretório raiz do disco rígido que você deseja mudar, feche o Bloco de Notas e reinicie o Windows 95.
Arquivos ocultos do office (Ovo de Páscoa)
Abra um novo arquivo no word.
Digite Blue.
Selecione a palavra.
Abra o menu Formatar, Fonte.
Mude a cor para azul, e a fonte para negrito.
Posicione o cursor no fim da palavra Blue.
Pressione a tecla de seta direita.
Dê um espaço.
Abra o menu ajuda, sobre... (o microsoft word).
Aperte e clique no logo do word
Desligue Rápido
Clique o botão Iniciar | Executar. Digite NOTEPAD e pressione Enter. No Bloco de Notas, digite c:\windows\rundll32.exe USER.EXE,ExitWindows e pressione Enter.
Salve o arquivo com o nome de desligar.bat e crie um atalho na área de trabalho. Sempre que você quiser desligar o Windows, basta dar um duplo clique neste ícone.
Imagem de fundo
Para mudar a imagem de fundo do Windows Explorer, encontre o arquivo WMARK.GIF na pasta\Windows\Web, renomeie-o ou copie-o para um diretório. Agora, com um editor de imagens, converta o seu arquivo para o formato.GIF e salve com o nome WMARK.GIF na pasta \Windows\Web.
Como limpar os nomes que ficam no menu Executar?
O Comando Executar, obtido a partir do botão Iniciar da barra de tarefas, é usado para executar aplicativos, tipicamente programas de instalação. Além de permitir a execução de qualquer programa, bastando para tal indicar o nome e o caminho (path), mantém uma lista dos programas mais recentemente executados por este processo. Para limpar esta lista, (isto não é necessário, mas o usuário pode querer, por exemplo, manter sigilo sobre os programas que executou) é preciso utilizar o programa Regedit (Editor de registro). A própria execução deste programa é também feita normalmente através do comando Executar. Se você não está habituado a utilizar o Regedit, aprenda a usá-lo ou desista de fazer este tipo de alteração no sistema. Uma vez com o Regedit em execução, abra a chave:
hkey_current_user/Software/Microsoft/Windows/Currentversion/Explorer/RunMru
Será apresentada uma lista com os nomes dos programas mais recentemente utilizados. Apague todos eles, deixando apenas o item descrito como Padrão (o primeiro da lista). Depois de reinicializar o Windows, você verá que a lista dos programas mais recentemente executados estará agora limpa.
1) Baixe aqui um editor hexadecimal.
2) Copie do diretório %windir% o arquivo explorer.exe para uma outra pasta. Renomeie o arquivo (este heditor hexadecimal não permite alterar qualquer arquivo com nome de explorer.exe), por exemplo: explore.exe.
3) Abra o programa e abra o arquivo renomeado.
4) No menu Search, clique em Find. Na caixa Hex: digite: "49006E00690063006900610072" (igual está aqui, sem os espaços e sem as aspas). Marque a opção Match Case, clique em OK.
5) Pressione F3 até o programa não achar mais reincidências.
6) Quando chegar no último "Iniciar" encontrado basta posicionar o cursor em cima dos caracteres "I n i c i a r" e alterá-los, respeitando os pontos entre eles, e o tamanho do mesmo (“I n i c i a r").
7) Renomeie o arquivo para explorer.exe e copie-o para o diretório do windows.(Pelo DOS)
8) Reinicie o windows.
Retire a seta de atalho dos ícones
Quando você cria um atalho ou um arquivo PIF, o ícone que é gerado tem uma seta no canto inferior esquerdo. O Windows tem uma entrada no registro chamada IsShortcut que determina a aparência dessa seta. Caso você não deseje que essa seta seja exibida remova a entrada IsShortcut das seguintes chaves no registro:
HKEY_CLASSES_ROOT\lnkfile
HKEY_CLASSES_ROOT\piffile
A Microsoft tem um utilitário chamado PowerToys que permite a alteração dos ícones dos atalhos.
Limpando os arquivos temporários
Os arquivos temporários são normalmente armazenados no diretório: \WINDOWS\TEMP. São arquivos abertos por diversos programas, para serem usados como "rascunho". Normalmente esses arquivos são apagados ao final do processamento, mas alguns programas realmente esquecem de
fazê-lo. Em certos casos, podemos ter megabytes ocupados com arquivos temporários. Uma boa coisa a fazer é apagá-los durante o processamento do arquivo AUTOEXEC.BAT. Acrescente então, a seguinte linha no seu
AUTOEXEC.BAT: DEL C:\WINDOWS\TEMP\*.TMP
Mude o ícone do botão iniciar
Copie com outro nome o arquivo USER.EXE que se encontra no diretório "C:\Windows\System" e
abra o mesmo num editor de Ícones qualquer, e mude os ícones (de todos os tamanhos), depois copie o arquivo modificado para o mesmo diretório. OBS: Faça backup do arquivo entes de apaga-lo. Importante: Mexer no Registro do Windows 95 é uma tarefa perigosa em que qualquer passo em falso pode fazer com que você tenha que reinstalar todo o Windows 95 novamente. Faça sempre backup dos arquivos a serem modificados para caso ocorra algum problema, você tenha os arquivos originais.
Melhore a desfragmentação
De vez em quando é aconselhável desfragmentar o disco rígido. Essa tarefa melhora a performance do micro, porque elimina os espaços vazios deixados quando apagamos arquivos (para desfragmentar, clique no botão Iniciar, leve o mouse até Programas, Acessórios e Ferramentas de Sistema, e clique em Desfragmentador de Disco. Escolha a unidade e clique no botão OK).
Há uma área, no entanto, que não é desfragmentada. É a ocupada pelo chamado arquivo de troca, utilizado pelo Windows como memória virtual. Você pode ter ganhos se desabilitar esse arquivo de troca, desfragmentar o disco e, depois, reabilitar o arquivo. Para isso:
1.Com o botão direito do mouse, clique no ícone Meu Computador, na área de trabalho
2.No menu que aparece, e agora com o botão esquerdo, clique em Propriedades
3.Na janela seguinte, clique sobre a guia Desempenho, para que passe à frente das outras, e clique no botão Memória Virtual
4.Selecione a opção Especificar minhas próprias configurações de memória virtual
5.Selecione, em seguida, a opção Desativar a memória virtual e clique no botão OK
6.Depois de desfragmentar o disco, repita os passos 1 a 3
Selecione a opção Permitir ao Windows gerenciar as configurações de memória virtual e clique em OK
Quebre senha da CMOS/SEUTP
Se ao realizar uma manutenção, você verificar que existe senha no CMOS/SETUP tente quebrá-la com uma das seguintes senhas universais. Digite exatamente da forma como está escrito (maiúscula/minúscula):
BIOS AWARD
AWARD_SW
AWARD?SW
LKWPETER
BIOSTAR
j262
j256
Syxz
Wodj
BIOS AMI (American Megatrends Inc)
AMI
oder
A.M.I.
AMI_SW
AMI?SW
Liberando mais Memória
Quando se tem Windows 95 ou Windows 98, os arquivos autoexec.bat e config.sys,
principalmente para aqueles que praticamente nunca recorrem ao DOS, têm função ínfima, para não dizer nula. Ao ser iniciado o computador, tais arquivos carregam dezenas de drivers inúteis. Uma boa maneira de resolver este problema é renomear o arquivo autoexec.bat para autoexec.bbb e fazer o mesmo com o config.sys, renomeando-o para config.bbb( Ou "ccc", "ddd",etc. O critério fica à sua escolha, mas dê preferência a modificar a extensão dos dois com a mesma terminação.).
Resultado: seu computador tornará disponível mais memória ram. Verifique, antes de fazer a alteração,
e, logo que iniciar seu computador, qual é o "desempenho", clicando com o botão direito em "meu
computador"e selecionando a opção "propriedades". Faça o mesmo após a alteração, notando a
diferença. Havendo algum problema, basta renomeá-los de volta.
Aumente a velocidade de impressão
O Windows assume como padrão fazer o spooling de trabalhos de impressão. Esse recurso é uma rotina em segundo plano que grava os dados em arquivos temporários de seu diretório C:\Windows\Temp. Embora isto lhe permita realizar outras tarefas durante a impressão, o desempenho é menor.
1. Na maioria das impressoras, você pode desligar o spooler indo em Iniciar | Configurações | Impressoras. Clique com o botão direito no ícone da impressora que está utilizando.
2. Clique em Propriedades e selecione a guia Detalhes. Clique no botão Configuração do spool na parte inferior da caixa de diálogo.
3. Selecione a opção Imprimir diretamente para a impressora. Isto amarrará seu aplicativo até que a impressora tenha todos os dados, mas seu trabalho de impressão deve terminar mais rapidamente.
A impressão direta para a impressora também será útil se seu spooler de impressão entrar em pane e você precisar imprimir antes de reinicializar o PC.
Inicialize o sistema rapidamente
Durante a inicialização do sistema, o Windows paralisa a tela durante aproximadamente 2
segundos, de modo a permitir que o usuário acione a tecla "F8" e chame o menu inicial do Windows. Para remover esta pausa e tornar a carga do sistema mais rápida, edite o arquivo MSDOS.SYS (com o editor de texto Bloco de Notas, por exemplo) e adicione a linha BootDelay=0 na área [Options].
Limpe a lista do Menu Executar
Ao clicar a seta para baixo da caixa de diálogo Executar, aparece o histórico de todos os aplicativos, arquivos e pastas que foram abertas através deste recurso. Uma simples alteração no Registro permite limpar esta lista (ela não eliminará as próximas entradas). Primeiro, faça uma cópia de segurança do Registro . Execute o Editor de Registro e escolha Editar | Localizar. Procure apenas em Chaves por RunMRU (MRU, ou most recently used, significa usado mais recentemente). Você vai encontrá-la na pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer. Depois, no painel do lado direito, apague todos os valores exceto o "(Padrão)", que está no topo da lista. Feche o Editor de Registro e reinicie o Windows para que as alterações façam efeito.
Backup de Registro
Se seu arquivo de Registro for corrompido, você pode não inicializar o Windows 95, mesmo em Modo de Segurança. Se você já enfrentou este tipo de problema e não fez backup do Registro, pode-se recuperar o Registro original e evitar ter uma reinstalação do sistema operacional. Para fazer isto, ligue o computador e pressione F8. Em seguida selecione a opção de menu "Somente Prompt". Agora entre no diretório "Windows" e remova os atributos de arquivo do SYSTEM.DAT com seguinte comando:
ATTRIB -H -S -R SYSTEM.DAT
Copie a porção original do Registro para a pasta Windows:
COPY /Y C:\SYSTEM.1ST C:\WINDOWS/SYSTEM.DAT
E use este comando para restaurar os atributos do arquivo:
ATTRIB +H +S +R SYSTEM.DAT
O último passo e reiniciar o sistema.
Personalize o Menu Enviar Para
No Windows Explorer, se você clicar com o botão direito sobre um ícone, haverá uma opção Enviar para, a partir do qual é exibida, em cascata, uma lista dos links a certos programas e locais. Por padrão, existem conexões para sua unidade de disco flexível, para o correio do Windows e, possivelmente, para seu Porta-arquivos. Você pode adicionar novos programas a esta lista e, fazendo isto, pode ser bastante útil para o gerenciamento de arquivos e pastas. Veja como: Abra o Explorer em C:\Windows\SendTo. Você verá os links que aparecem no menu Enviar para. Apague os que não necessita e adicione os que você achar necessário.
Pastas do Sistema no Menu Iniciar
Incrições.{F5175861-2688-11D0-9C5E-00AA00A45957}
Histórico.{FF393560-C2A7-11CF-BFF4-444553540000}
Cache da Internet.{7BD29E00-76C1-11CF-9DD0-00A0C9034933}
Painel de Controle.{21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}
Impressoras.{2227A280-3AEA-1069-A2DE-08002B30309D}
lixeira.{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}
Alterar o título do Internet Explorer
Clique em EXECUTAR e digite REGEDIT, aperte enter.
Faça um backup do registro em: REGISTRO/EXPORTAR ARQUIVO, salve com um nome
qualquer em um diretório temporário.
Selecione a pasta: HKEY_LOCAL_MACHINE\software\microsoft\internet explorer\main
No menu clique em EDITAR/NOVO/VALOR DA SEQUÊNCIA. Digite WINDOW TITLE no lugar correspondente ao nome do novo item.
Dê um duplo clique nesse item e digite o titulo desejado no campo DADOS DO VALOR. Feche o editor de registro e reinicie o internet explorer.
Ajuste o Cache
Clique me iniciar/executar e digite SYSEDIT, tecle enter. Clique na janela correspondente ao arquivo SYSTEM.INI. Procure pela seção [VCACHE], caso não exista, acrescente-a. Adicione estas linhas:
MinFileCache=1024
MaxFileCache=8192
Feche o arquivo e clique me OK para salva-lo.
Checkup de Arquivos de Sistema
Clique em iniciar\executar, digite SFC e clique em OK. Este utilitário também permite substituir os arquivos defeituosos por outros extraídos do CD-ROM do Windows 98.
Conflitos de Versão
Entre os novos utilitários incluídos no windows 98 está o gerenciador de Conflitos de Versão (VCMUI.EXE). Destinado a usuários avançados, esse programa fica escondido na pasta c:\windows. O que ele faz afinal? Exibe uma lista dos últimos arquivos de sistema (DLLs, OCX, SYS, etc..) substituídos pela instalação do windows 98. Eles são substituídos mais são guardados num diretório especial: c:\windows\vcm. Ali estão os arquivos com versões mais antigas ou em língua diferente. Se o novo componente não funcionar adequadamente , você pode recuperar a versão anterior com a ajuda do Gerenciador de Conflitos.
Explorer Personalizado
Utilize o comando:
C:\windows\explorer.exe /e,d:\
Os outros drivers também ficam disponíveis.
Nome do Usuário
É possível alterar o nome de usuário que já está cadastrado na instalação do windows, é necessário fazer uma alteração no registro do windows. Abra o editor de registro e localize a chave HKEY_CURRENT_USER \SOFTWARE \MICROSOFT \MS SETUP (AC ME) \USER INFO. Na porção direita da tela, dê um duplo clique em DefName e, na janela que se abre, digite seu nome. Na mesma tela, você pode substituir o nome da empresa editando o item DefCompany.
Sem o Menu Documentos
Abra o regedit e navegue até a chave: HKEY_CURRENT_USER \SOFTWARE \MICROSOFT \WINDOWS \CURRENT VERSION \POLICIES \EXPLORER. Na janela direita do editor, clique com o botão direito num ponto em branco, escolha NOVO \Valor Binário. Cria-se uma nova entrada. Substitua o texto selecionado por NoRecentDocsHistory. Pressione enter. Agora dê um duplo clique na entrada recém-criada e, na tela que se abre, digite: 01 00 00 00. Cliqueno botão OK. Agora, repita os passos acima e adicione outra entrada: NoRecentDocsMenu. Como valor, digite a mesma sequência numérica: 01 00 00 00. Feche o editor de registro e reinicie o windows.
Sem o Menu Favoritos do Menu Iniciar
O Windows 98, traz um novo item no Menu Iniciar, a pasta Favoritos. É possível excluir esse item através de uma alteração no registro do Windows 98:
Localize a chave NoFavoritesMenu, que está na entrada:
[HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\
Windows\CurrentVersion
\Policies\Explorer]
E faça a seguinte alteração: NoFavoritesMenu = 01 00 00
Recuperação do REGISTRO
Pressione a tecla CTRL durante a inicialização do sistema. No menu que surge, escolha: Somente linha de comando. No prompt digite Scanreg /fix, para corrigir o registro. Ou então, Scanreg /restore, para restaurar uma cópia desse bando de dados.
Bloqueio do Painel de Controle
Para aqueles usuários que gostam de personalizar o PC e manter a sua configuração mesmo que a máquina seja utilizada por mais de um usuário. Há duas maneiras de impedir o acesso ao Painel de Controle do Windows.
Os arquivos do painel de controle estão guardados na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM, sempre com a extensão .CPL (Control Panel Library), por exemplo desktop.cpl é a biblioteca da propriedades de vídeo.
Se você mover ou alterar o nome de qualquer um desses arquivos, eles automáticamente não irão aparecer mais no Painel de Controle.
Uma outra maneira, é através do Editor de Registros do Windows. Uma vez alterada esta configuração o acesso ao Painel de Controle ficará totalmente bloqueada, ao contrário da dica anterior que bloqueia item por item.
Execute o Editor de Registros e localize a chave HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/
Windows/CurrentVersion/Polices/Explorer, e digite no valor NoSetFolders (se não existir crie um Novo Valor da Seqüência), dê um clique duplo e altere o valor de 0 para 1. Não esqueça de reiniciar a máquina.
Alterando o nome do usuario
Você comprou um micro de outra pessoa e o Windows continua a exibir o nome dela, e não o seu. É possível mudar isso com uma pequena incursão no Registro. Abra o Editor do Registro e localize a chave HKEY_CURRENT_USER\ Software\Microsoft\MS Setup (AC ME)\User Info. Na porção direita da tela, dê um duplo clique em DefName e, na janela que se abre, digite seu nome. Na mesma tela, você pode substituir o nome da empresa, editando o item DefCompany.
Retire o item: Logoff de usuario do menu iniciar
Em muitas instalações, o Windows 98 adiciona ao menu Iniciar a opção "Efetuar Logoff de ". Ela é útil para ambientes de rede ou máquinas individuais usadas por mais de uma pessoa. Se você quer eliminá-la, abra o Editor do Registro e encontre a chave HKEY_CURRENT_ USER\Software\Microsoft\Win dows\CurrentVersion\Policies\Explo rer. Comande: Editar/Novo/Valor Binário. Uma nova entrada é criada. Renomeie-a para NoLogOff. Clique fora da área de edição. Dê um duplo clique na nova entrada e, na nova janela aberta, digite: 01 00 00 00. Clique OK. A mudança só fará efeito depois que você reiniciar o Windows
Mude a cara do Disco Rígido
Você acha que o velho ícone de disco rígido precisa de uma nova cara? Então mude-o para algo mais divertido. Primeiro, escolha o ícone que deseja utilizar. (Os ícones estão em arquivos .DLL, como o SHELL32.DLL ou o PIFMGR.DLL.)
Para ver os ícones que você pode escolher, clique o botão direito do mouse em qualquer atalho na área de trabalho e selecione Propriedades. Na guia Atalho, clique o botão Alterar Ícone. Isto abre a caixa de diálogo Alterar Ícone, que exibe todos os ícones contidos no arquivo SHELL32.DLL (no Windows 95, este arquivo está na pasta C:/Windows/System, no NT, está em C:/WinNT/System32). Para ver os ícones do arquivo PIFMGR.DLL, altere a parte SHELL32.DLL para PIFMGR.DLL no campo Nome de Arquivo e pressione Enter. Usemos o sexto ícone que é o quinto do PIFMGR.DLL. Nota: Os ícones são numerados a partir do zero.
Agora, crie um arquivo no Bloco de Notas com o seguinte texto:
[AUTORUN] ICON=C:/WINNT/SYSTEM32/ PIFMGR.DLL,5
Finalmente, grave o arquivo como AUTORUN.INF no diretório raiz do disco rígido que você deseja mudar, feche o Bloco de Notas e reinicie o Windows 95.
Arquivos ocultos do office (Ovo de Páscoa)
Abra um novo arquivo no word.
Digite Blue.
Selecione a palavra.
Abra o menu Formatar, Fonte.
Mude a cor para azul, e a fonte para negrito.
Posicione o cursor no fim da palavra Blue.
Pressione a tecla de seta direita.
Dê um espaço.
Abra o menu ajuda, sobre... (o microsoft word).
Aperte e clique no logo do word
Desligue Rápido
Clique o botão Iniciar | Executar. Digite NOTEPAD e pressione Enter. No Bloco de Notas, digite c:\windows\rundll32.exe USER.EXE,ExitWindows e pressione Enter.
Salve o arquivo com o nome de desligar.bat e crie um atalho na área de trabalho. Sempre que você quiser desligar o Windows, basta dar um duplo clique neste ícone.
Imagem de fundo
Para mudar a imagem de fundo do Windows Explorer, encontre o arquivo WMARK.GIF na pasta\Windows\Web, renomeie-o ou copie-o para um diretório. Agora, com um editor de imagens, converta o seu arquivo para o formato.GIF e salve com o nome WMARK.GIF na pasta \Windows\Web.
Como limpar os nomes que ficam no menu Executar?
O Comando Executar, obtido a partir do botão Iniciar da barra de tarefas, é usado para executar aplicativos, tipicamente programas de instalação. Além de permitir a execução de qualquer programa, bastando para tal indicar o nome e o caminho (path), mantém uma lista dos programas mais recentemente executados por este processo. Para limpar esta lista, (isto não é necessário, mas o usuário pode querer, por exemplo, manter sigilo sobre os programas que executou) é preciso utilizar o programa Regedit (Editor de registro). A própria execução deste programa é também feita normalmente através do comando Executar. Se você não está habituado a utilizar o Regedit, aprenda a usá-lo ou desista de fazer este tipo de alteração no sistema. Uma vez com o Regedit em execução, abra a chave:
hkey_current_user/Software/Microsoft/Windows/Currentversion/Explorer/RunMru
Será apresentada uma lista com os nomes dos programas mais recentemente utilizados. Apague todos eles, deixando apenas o item descrito como Padrão (o primeiro da lista). Depois de reinicializar o Windows, você verá que a lista dos programas mais recentemente executados estará agora limpa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário